Bat-Mirim (Bat-Mite), um duende fanático pelo Morcego
Criação: Nem parece, mas o sujeitinho aí ao lado completou cinco décadas de vida em 2009. Foi em um longínquo ano de 1959 que a dupla Bill Finger e Sheldon Moldoff criaram o Bat-Mite – que aqui no Brasil foi batizado de “Bat-Mirim” ou “Duende Morcego” (a palavra “mite” em inglês refere-se a uma espécie de inseto, parente do carrapato) – para fazer frente a outro duende que, apesar de ter sido criado mais de uma década antes, estava então na crista da onda nas HQs do Super-Homem: Mxyzptlk.
Ao contrário de Mxy, porém, Bat-Mirim é do bem, ou pelo menos pensa que é: também oriundo da 5ª dimensão, ele acompanhava as aventuras do Batman e tornou-se seu maior fã. Com poderes mágicos ilimitados, a estranha criatura inventou um traje similar ao de seu ídolo e começou a aparecer em Gotahm City tentando ajudar o Morcego ou, em diversas ocasiões, criando desafios e criaturas absurdas para que Batman derrotasse e se tornasse assim um herói ainda maior aos olhos do mundo.
Em 1964, quando o editor Julius Schwartz se tornou responsável pelas revistas do Homem-Morcego, ele simplesmente limou Bat-Mirim do universo do personagem (para alívio de muitos), bem como baniu outros personagens na linha tosco-humorística – entre os quais Ace, o batcão (!!!).


No desenho, que passou por aqui nas manhãs globais alternando com “os Super-Amigos”, Mirim tinha algumas diferenças: era totalmente apaixonado pela Bat-Girl e não vinha da quinta dimensão, mas sim do “planeta Ergo”.
Nos quadrinhos, depois da Crise nas Infinitas Terras (1985), a criaturinha esdrúxula definitivamente teve seu status de morador do limbo concretizado: foi retirada de qualquer cronologia oficial e passou a fazer parte de histórias alternativas (ou mesmo de delírios de Batman em situações desesperadoras em algumas HQs). Sorte dos leitores, que sempre ganham HQs humorísticas fora de série com o Bat-Mirim, boa parte delas em dupla com Mxy, sem que o non-sense atrapalhe as aventuras “normais”..

Aliás, um dos melhores encontros dos dois, lançado originalmente em 2000, ganhou versão brasileira em 2003 pela Opera Graphica Editora: Os Piores do Mundo. Em uma aventura absolutamente maluca com a intenção de provar se o melhor é Batman ou Superman, Mirim e Mxy destroem todas as realidades e terras paralelas onde os heróis existem (e matam todas as versões de seus ídolos).
Antes do hilariante final, eles visitam desde as ingênuas histórias pré-crise – onde Batman proferia bordões como ‘O bem sempre vence o mal” – até a futurista Kingdom Come, passando pela crise em si e pela fase Cavaleiro das Trevas. Aliás, o destaque da história é justamente o desenho de cada série/época em traço que remete ao original: em boa parte dos casos foram convidados os próprios artistas e figurões – casos de Frank Miller (Cavaleiro das Trevas), Alex Ross (Kingdom Come) e Bruce Timm (Batman Animated) – e em outros renomados mestres da nona arte fizeram um revival preciso.
Vale ressaltar ainda as participações de Mike Allred (de Red Rocket 7 e Madman) na fase mais ingênua e de Frank Cho (Liberty Meadows) na terra paralela de Tio Sam e cia. limitada. Justiça seja feita, todos os desenhistas convidados são profissionais impecáveis.
De volta a Bat-Mirim em si, nos desenhos animados mais atuais de Batman o duende também dá as caras em participações especiais e às vezes como uma "referência" especial. No episódio Deep Frezze de Batman: The Animated Series, por exemplo, um robô de brinquedo com a forma de Bat-Mirim aparece e saúda Batman dizendo com entusiasmo a frase que o encrenqueiro falou em sua primeira participação no desenho dos anos 70: “Saudações, dupla dinâmica! Eu sou seu maior fã!” . Na sequência o Bat-Mirim eletrônico beija um chocado Robin, dá tilt e se desmantela dizendo outra frase que era jargão do personagem: “Eu só quero ajudar”.

Enredo
Personagens
Além de Bat-Mirim, os personagens que aprecem nas histórias em geral são do núcleo principal de Batman (o Homem-Morcego, Robin, Batgirl, Comissário Gordon e vilões do morcegão) e do Super-Homem (o azulão e Mxyzptlk, principalmente).
Curiosidade: Duende Prodígio
Nenhum comentário:
Postar um comentário