Batman é um personagem fictício, um super-herói da banda desenhada americana publicada pela DC Comics. Foi criado pelo escritor Bill Finger e pelo artista Bob Kane, e apareceu pela primeira vez na revista Detective Comics #27.
A identidade secreta de Batman é Bruce Wayne, um bilionário americano, playboy, magnata de negócios, filantropo e dono da corporação Wayne Enterprises.
Depois de testemunhar o assassinato dos seus pais enquanto criança, Wayne jurou vingança contra os criminosos, um juramento moderado por um sentido de justiça. Wayne treina então a si próprio, tanto física como intelectualmente, e cria uma persona inspirada no morcego para combater o crime: Batman opera na cidade fictícia de Gotham City, e é ajudado por outros personagens incluindo o seu mordomo Alfred Pennyworth, o comissário da policia Jim Gordon, e outros aliados vigilantes como Robin. Ao contrário da maior parte dos super-heróis, Batman não tem superpoderes; faz uso do seu intelecto de gênio, da sua perícia em artes marciais, da sua destreza física, das habilidades de detective, da ciência e da tecnologia, da sua riqueza, da sua provocação ao medo e intimidação e uma vontade indomável na sua guerra contínua contra o crime. Uma grande variedade de vilões compõem a galeria de inimigos do Batman, incluindo seu arqui-inimigo Joker.
Os maiores vilões do Batman de todos os tempos
O Ventríloquo
Geralmente, os vilões do Batman tem um tipo de distúrbio mental com traços de sanidade, e o Ventríloquo é um exemplo claro disso. Todo o conceito do personagem é escandaloso, mas sua vilania peculiar coube como uma luva em Gotham City: ele pode ser genuinamente cômico ou assustador, como ele foi durante suas aparições nos quadrinhos.
Doutor Morte
Como o primeiro vilão do Batman, o Doutor Morte tem um lugar muito especial na história dos quadrinhos. Ele pode ter sido seguido por bandidos bem mais interessantes nos anos posteriores, mas ainda assim permanece sendo um vilão memorável, e produziu uma das cenas de morte mais conhecidas e o choro inesquecivel em “A Morte do Doutor Morte!”.
Fazendeiro Brown
Apesar de ter começado sua vida no infame episódio de Batman New Adventures conhecido como “Critters”, o fazendeiro Brown atingiu o status de vilão icônico graças ao seu absurdo desejo maldoso de injetar fortes esteroides sua filha e criar versões monstruosas de insetos gigantes.
Professor Pyg
Como uma peça chave do notório Circo do Terror de Simon Hurt, o Professor Pyg foi uma das muitas criações perturbadas resultantes da liderança de Grant Morrison à frente do Batman. Ele também tem uma perfeita mistura: um forte foco em violência que tanto choca como diverte.
Homem-morcego
Um espelho selvagem do Batman, o Homem-morcego tem suas raízes nos filmes de monstros da década de 50 e sempre foi uma grande ameaça física para o Cavaleiro das Trevas. Ele esteve dos dois lados do muro, tanto como vilão e como heroi, e teve inclusive, alguns quadrinhos solo, mas ainda permanece sendo um dos inimigos mais intimidadores do Batman.
Quando Grant Morrison esteve a frente do Batman, houveram vários novos vilões excepcionais, mas nenhum para mim foi tão assustador ou memorável como Simon Hurt. Criado em um volume obscuro do Batman, o “Robin Dies At Dawn!”, Hurt despedaçou o Batman até o mais fundo da sua alma e levou a um dos maiores arcos de todos os tempos.
Hush
E já que estamos falando de causar impacto, Hush mudou completamente o curso do Batman por longos doze meses. Seu único propósito era a absoluta destruição do Cavaleiro das Trevas e depois disso, o Batman nunca mais foi o mesmo.
Bane
A participação de Bane no arco Knightfall foi incrivelmente importante, permitindo que ele fosse o único que capturasse o título de ter derrotado o Batman em uma maneira que não posso negar ser de mestre. Aquele arco, na verdade, definiu o Batman por vários anos influenciando os grandes filmes e os desenhos animados.
Superman Composto
Nascido na badalada década de 60, o Superman Composto era uma fusão assustadora do Batman com o Superman que atormentou os dois vilões em na era de prata dos quadrinhos e depois foi ressucitado recentemente. E são poucos os vilões que tem aparência tão impressionante.
Lady Shiva
Uma das maiores lutadoras de artes marciais do universo da DC, Shiva se conecta com a parte perigosa do universo do Batman, incluindo assassinos e ninjas. Ela é o tipo de vilã que sempre gera uma boa história, aquelas que lidam com o conceito de honra e imortalidade.
Crocodilo
Essa criatura monstruosa tem ameaçado o Batman desde 1980 e desde então cravou sua lenda. Formando a categoria de monstros gigantes como vilões do Batman, o Crocodilo é um formidável oponente para o Cavaleiro das Trevas ao constrastar sua inteligência com uma selvagem brutalidade.
Jean Paul Valley
Depois de assumir o controle após a morte do Batman pelas mãos do Bane, Jean Paul Valley adotou o nome de Azrael e se provou ser um “Cavaleiro das Trevas” mais eficiente que nunca, embora ele tenha assumido uma cor diferente da que o Batman usava. Em outras palavras, ele era psicótico e matava sem razão.
Senhor Frio
Começando como senhor zero na parte final da década de 50, Senhor Frio passou por um tipo de inspeção na série de TV de Adam West antes de ser definido em Batman: The Animated Series e ser considerado um vilão superior. Sua história trágica, as ligações com sua esposa Nora e a influência retrô dos anos 50, são coisas que fazem com o vilão ainda funcione bem nos dias de hoje.
Senhor Zsasz
Esse vilão louco, com o mesmo nível psiscológico que a maioria dos vilões do Batman tem, apareceu pela primeira vez em 1990, uma clara indicação do curso sombrio que os quadrinhos tiveram naquela década ao mostrar o violento e o macabro.
Calendar Man
Calendar Man é uma das histórias de maior sucesso de um vilão, tendo caído na obscuridade durante a era de prata dos quadrinhos e sendo brilhantemente ressucitada por Jeph Leob em “In The Long Halloween”. Sua transformação de um antagonista bobão para um antagonista verossímil e frio foi impressionante, mas funcionou muito bem e permitiu que ele se tornasse um dos preferidos de muitos fãs.
O Pinguim
Junto com a Mulher-Gato, o Coringa e o Charada, o Pinguim fecha o que é considerado o quarteto clássico da vilania do Batman da era de prata dos quadrinhos. Ele é aproveitado até hoje no mundo do Cavaleiro das Trevas, sendo reinventado como um dos mais notórios chefes do crime de Gotham.
Máscara Negra
O cavaleiro negro é parte da mitologia do Batman que geralmente é esquecida: as guerras do submundo do crime, as batalhas pelo controle do elemento criminoso no qual Roman Sionis está bem no meio. Apesar de sua aparência única e de suas conexões com a Sociedade Secreta dos Vilões, o Máscara Negra é um personagem com muitas utilidades que pode ser usado em qualquer história para impulsioná-la.
Duas-caras
O Duas-caras é um daqueles vilões remanescentes daqueles dias antigos, e ele permanece sendo um dos mais memoráveis e famosos vilões do Batman, se conectando com o Cavaleiro das Trevas em um nível muito pessoal que poucos nessa lista tem.
Hugo Strange
Hugo Strange pertence a uma certa classe de elite de supervilões, tendo sido um dos poucos que conseguiu deduzir a verdadeira identidade do Batman. Ele apareceu em várias histórias do morcego, incluindo a incrível “Strange Apparitions” e ainda é um dos vilões mais cerebrais dos quadrinhos.
Poison Ivy (Era venenosa)
Quando o Batman não está encarando seus inimigos mais comuns, ele pode estar em contato com essa icônica megera que foi dita ser uma das maiores vilãs desde os anos 60. A bela eco-terrorista depois encontrou uma nova vida quando se aliou a Harley Quinn.
Homem-coruja
Aparecendo junto com o Sindicato do Crime da Amérika na Terra 3, o Homem-coruja é uma analogia fascinante ao Batman e serve como um espelho negro para suas tradicionais aventuras heroicas. Ele é um vilão fascinante e um personagem igualmente atrativo, usando sua inteligência de forma bem diferente com Bruce Wayne.
O Charada
O Charada tem uma classe própria e parece ser altamente fascinado pelo Cavaleiro das Trevas, levando a vários confrontos clássicos. Ele também sobreviveu ao teste do tempo e permanece sendo relevante hoje em dia, apesar de ter sido seguido por vários vilões.
Cara-de-barro
Embora o personagem tenha uma história complicada que data lá atrás, nos anos 40, o Cara-de-barro ainda é um dos antagonistas mais respeitados e proeminentes do Batman. E todo bom heroi precisa de pelo menos um vilão que possa mudar de forma certo? Bem, o Cara-de-barro estava fazendo bem esse papel lá na Era de Ouro dos quadrinhos e continua a fazer até hoje com The New 52.
Talia Al Ghul
A filha Ra Al Ghul, meia-irmã de Nyssa e mãe do filho de Bruce Wayne, Damian Wayne, Talia estava trazendo um drama meio que “novelístico” às histórias do Batman. Ela é uma das vilões mais versáteis de todos os tempos, pendendo entre o status de vilã e aliada que é muito atrativos.
A filha Ra Al Ghul, meia-irmã de Nyssa e mãe do filho de Bruce Wayne, Damian Wayne, Talia estava trazendo um drama meio que “novelístico” às histórias do Batman. Ela é uma das vilões mais versáteis de todos os tempos, pendendo entre o status de vilã e aliada que é muito atrativos.
Harley Quinn
Criada por Bruce Timm e Paul Dini para Batman: The Animated Series, Harley Quinn ultrapassou os limites de sua criação e se tornou uma das personagens mais populares dos quadrinhos de todos os tempos. Sua personalidade psicótica, um visual matador e sua conexão direta com o Coringa encantou fãs por todo mundo.
Anarquia
O Anarquia foi criado em um momento quando os quadrinhos precisavam desesperadamente de alguém como ele, quando os criadores de quadrinhos precisaram de um personagem que poderia falar sobre os acontecimentos políticos daquele tempo.
Mulher-gato
Sem dúvidas, uma das melhores vilãs de todos os tempos, a Mulher-gato é um grande desafio para o Batman, uma mulher fatal de proporções épicas. Parte vilã, parte interesse amoroso, sua ambiguidade moral tem sido uma das mais extraordinárias contribuições para os quadrinhos e atualmente ela ainda é uma das partes mais incríveis do universo do Batman.
O Espantalho
O Espantalho funciona porque ele fala uma das linguagens mais velhas do mundo, o medo, que é algo que definiu o personagem desde sua estreia lá em 1940. E de forma maravilhosa, o Batman com sua sanidade em risco, é um alvo perfeito para alguém como o Espantalho.
Ra’s Al Ghul
Esse vilão se tornou uma parte fixa da mitologia do Batman, um personagem profundamente mítico, que comanda uma importante liga de assassinos. Ele é um dos poucos que se iguala ao Batman intelectualmente e fisicamente, um personagem cuja aparição logo dará peso e status que poucos personagens nessa lista podem conseguir.
O Coringa
É IMPOSSÍVEL falar de Batman ou de vilões no geral, sem falar no Coringa. Instantaneamente reconhecível e um dos mais famosos ícones pops de todos os tempos. Ele é um vilão clássico em cada significado da palavra, que conseguiu ser fiel a todos os esteriótipos que esperamos quando criam poucas de suas inovações que ainda resistem ao desafio do tempo.
A Bat Família (ou Família Morcego) é o nome informal de um grupo de pessoas estreitamente ligadas ao Batman. Geralmente o grupo é formado por vigilantes fantasiados que, ou foram treinados por Batman, ou operam em Gotham City com a sua aprovação. O grupo funciona como uma unidade tática de super-heróis da mesma forma de espírito que operam dentro e ao redor Gotham, com Batman como seu chefe de equipe.
Vários membros do grupo são geralmente vistos interagindo uns com os. Embora alguns membros, ocasionalmente, se ressintam com a intrusão de Batman em suas vidas, todos respeitam-no como uma lenda dentro da comunidade de super-heróis e raramente se atrevem a desafiar sua autoridade. A maioria dos membros também têm um relacionamento forte com o Cavaleiro das Trevas, devido à sua longa e estreita relação com ele ao longo dos anos, e por considerá-lo um grande amigo e aliado.
Também tem sido implicado na história do Batman que os membros desse grupo, particularmente os membros do círculo interno, servem como uma família substituta para Batman.
Ao contrário de outras "famílias", como o "Família Superman”, ou “Família Marvel”, ou “Family Flash”, a Família Bat em grande parte não possui meta-humano com super-poderes, aqui cada membro é altamente treinados, às vezes extremamente treinados, em artes de combate, e na ciência de investigação.
A Família Morcego é amplamente considerada na comunidade heróica como um dos mais obscuro dos grupos de heróis, isso se deve claramente ao fato da “equipe” ser dirigida e influenciada por ninguém menos que o próprio Batman.
No entanto, a equipe não é considerada uma “ovelha negra” e devido à escuridão da mentalidade de seus membros, um membro rebelde pode se tornar um oponente potencialmente perigosos. Um exemplo é o rebelde Jason Todd, anteriormente o Robin II, que nos seu métodos de combate ao crime, não possuem uma regra “não matar”.
Muitos membros fazem, ou já fizeram parte da Bat Família:
Alfred, Dick Grayson (Robin I, Asa Noturna), Tim “Drake” Wayne (Robin III, Red Robin), Damian Wayne (Robin V), Barbara Gordon (Batgirl I, Oráculo), Jason Todd (Robin II, Capuz Vermelho), Cassandra Cain (Batgirl IV, Morcego Negra); Stephanie Brown (Salteadora, Robin IV, Batgirl V), Kathy Kane (Batwoman), Selina Kyle (Mulher Gato), Helena Bertinelli (Caçadora), Jean-Paul Valley (Azrael), e por que não Terry McGinnis (Batman do Futuro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário