segunda-feira, 30 de abril de 2018

Quarteto Fantástico

Imagem relacionada


Quarteto Fantástico é uma equipe de super-herói de histórias em quadrinhos publicados pela Marvel Comics. O grupo estreou em The Fantastic Four #1 (data de novembro 1961), que ajudou a inaugurar um novo nível de realismo no meio. O Quarteto Fantástico foi o primeiro time de super-herói criado pelo escritor-editor Stan Lee e o ilustrador Jack Kirby, que desenvolveram uma abordagem colaborativa para a criação de quadrinhos com este título que usariam a partir de então.
Resultado de imagem para Quarteto Fantástico hq
Como a maioria dos personagens criados pela Marvel durante a década de 1960, o Quarteto Fantástico deve os seus poderes à exposição a radiação, neste caso mais especificamente à radiação cósmica, com a qual teriam entrado em contacto durante uma viagem de exploração espacial.
Embora a formação do grupo mude ocasionalmente, a equipe mantêm-se estável em volta dos quatro amigos que ganharam superpoderes ao serem atingidos pelos raios cósmicos.
A equipe iniciou-se com a renovação da Marvel que ocorreu na década de1960 sob o comando de Stan Lee. Permaneceram mais ou menos populares desde então e foram adaptados para outros meios, incluindo três séries relativamente bem-sucedidas de desenhos animados e, até ao momento, três filmes lançados respectivamente em 20052007 e 2015.
Resultado de imagem para Quarteto Fantástico hq

Publicações no Brasil

Imagem relacionadaO Quarteto Fantástico apareceu pela primeira vez no Brasil na revista do Demolidor, publicada pela EBAL a partir de 1969. Em 1970, foi lançada a revista própria dando sequência às histórias. A revista durou até 1972. Depois de um curto período pela GEA, o Quarteto retornou à EBAL, que continuou as aventuras na revista do Homem-Aranha que teve o último número publicado em janeiro de 1975. Nas revistas do aracnídeo foram publicadas pela primeira vez no Brasil as famosas histórias da "Trilogia de Galactus", "Inumanos","Pantera Negra" e outros clássicos do Quarteto produzidos pela dupla Stan Lee/Jack Kirby.
Depois da fase da EBAL, o Quarteto Fantástico foi relançado em revista própria pelas Editoras Bloch, que lançou primeiramente as aventuras solo do Tocha Humana e do Tocha Humana Original, e RGE. Depois de pouco mais de uma dezena de números nesta última, a revista seria cancelada e os direitos do personagem passaram para a Editora Abril, aonde se mantiveram até o ano 2000. Actualmente, é distribuída pela Panini, onde suas histórias são a base do "Universo Marvel"

.

História dos personagensImagem relacionada

Os super-poderes do Quarteto Fantástico foram obtidos quando um foguete espacial experimental projectado por Reed Richards atravessou uma tempestade de raios cósmicos durante seu voo experimental. Depois da aterrissagem forçada de regresso à Terra, os quatro tripulantes da nave descobriram que se tinham transformado e possuíam novas e bizarras habilidades.[5]
Imagem relacionadaReed podia esticar seu corpo e assumir qualquer formato. A sua noiva, Susan Storm, ganhou a habilidade de se tornar invisível, vindo posteriormente a desenvolver as habilidades de projectar campos da força e de tornar objectos visíveis em invisíveis. O seu irmão mais novo, Johnny Storm, adquiriu o poder de controlar o fogo e, devido à alteração de temperatura do ar à sua volta, pode voar. Por último, o piloto Ben Grimm foi transformado em um monstro rochoso, dotado de força incrível e cuja carne é quase invulnerável. No entanto, Reed culpa-se constantemente desse facto devido à impossibilidade de o Coisa assumir a forma humana e se sentir traumatizado com isso.[5] O Coisa tornou-se uma espécie de figura paternal no meio do grupo, apresentando sempre como contraponto um humor cáustico muito próprio.[5] Ao longo dos tempos transformou-se no personagem mais amado, por ser directo e não ter meias palavras, dizendo directamente o que pensa.[1]
Os quatro personagens foram moldados inspirados nos clássicos quatro elementos gregos: Terra (Coisa), fogo (Tocha Humana), vento (Mulher Invisível) e água (a "fluidez" do Senhor Fantástico). Estes mesmos quatro elementos inspiraram também uma criação anterior de Jack Kirby, os Desafiadores do Desconhecido.
Resultado de imagem para Quarteto Fantástico InimigosA equipe de aventureiros, passou a proteger a humanidade, a Terra e o Universo de inúmeras ameaças. Incentivados principalmente pela curiosidade científica de Reed, a equipe explorou o espaço, a zona negativa, o Microverso, outras dimensões e quase cada vale escondido, nação ou civilização perdida do planeta. O Quarteto faz a ponte entre personagens mais "cósmicos" da Marvel, tais como o Surfista Prateado ou o Vigia e os mais "terrestres", Homem-Aranha eX-Men.
O Quarteto Fantástico já ocupou vários quartéis-generais, o mais notável foi o Edifício Baxter em Nova York. O edifício Baxter foi substituído pelo Four Freedoms Plaza, construído no mesmo local, após a destruição do Edifício Baxter infligida por Kristoff Vernard, filho adoptivo do Doutor Destino, o arqui-inimigo do grupo, tendo o grupo ocupado provisoriamente aMansão dos Vingadores antes de o Four Freedoms Plaza estar terminado. Também houve o Pier 4, um armazém no litoral de Nova York que serviu de sede provisória após o Four Freedoms Plaza ter sido destruído, devido às acções de outra equipe de super-heróis, os Thunderbolts. Mais recentemente, utilizam um satélite orbital como base.
A revista enfatiza o fato de que o Quarteto, ao contrário da maioria das super-equipes, serem literalmente uma família. Três dos quatro membros são oficialmente parentes, sendo a excepção o Coisa que é um amigo chegado da família. Além deles, os filhos de Reed e Sue Richards, Franklin e Valeria, aparecem regularmente na série.
Imagem relacionadaAo contrário da maioria dos super-heróis, as identidades do Quarteto Fantástico não são secretas. A parte negativa disso é a vulnerabilidade que o fato confere aos amigos e família. A parte positiva é a simpatia que o Quarteto tem junto à população humana, que admira suas proezas científicas e heróicas.
Sendo uma das principais equipes do Universo Marvel, o Quarteto já teve importante participação em diversas sagas, dentre as quais se destacam a Saga Massacre. Neste conjunto de histórias, o vilão Massacre, formado pelas frustrações deXavier e as piores aspirações de Magneto, sequestra Franklin Richards, tencionando usar os seus poderes de manipulação da realidade para dominar o mundo. Ele só é impedido graças a acção conjunta do Quarteto e dos Vingadores, que aparentemente se sacrificam, dando início à fase Heróis Renascem.

Guerra Civil


Durante a Guerra Civil surge a primeira divisão no Quarteto. Sue e Johnny unem-se aos Vingadores Secretos do Capitão América, o Coisa muda-se para Paris, regressando aos EUA somente na batalha final ao lado do Capitão América, Reed foi um dos líderes da força do Homem de Ferro e a favor do registo oficial dos super-heróis.

O Novo Quarteto

Após a vitória do lado pró-registo, Sue e Reed vão de férias para tentar recompor o seu casamento, passando Ben e Johnny a contar com o reforço de Pantera Negra e Tempestade, para os substituir.
Resultado de imagem para Quarteto Fantástico Pantera Negra e Tempestade

Ex-integrantes do Quarteto Fantástico

Ao longo dos tempos, surgiram alguns personagens adicionais a integrar a formação do Quarteto, geralmente para substituir algum membro provisoriamente ausente:
Resultado de imagem para Quarteto Fantástico hq
  • Mulher-Hulk - Substituiu o Coisa quando este ficou por conta própria no planeta do Beyonder, após as Guerras Secretas.
  • Cristalys – Uma Inumana e ex-namorada de Johnny Storm que teve de abandonar o grupo por não conseguir adaptar-se a poluição terrestre. Substituiu a Mulher Invisível aquando da sua primeira gravidez.
  • Outros membros provisórios, foram: A inumana Medusa, o herói de aluguel Luke Cage, uma outra namorada do Tocha Humana, Frankie Raye que tinha poderes semelhantes aos dele e que mais tarde se tornou o arauto de Galactus com o nome de Nova, Sharon Ventura usando o nome de Miss Marvel (não confundir com a ex-vingadora Carol Danvers que também usou esse nome) e que durante uma certa época se tornou uma versão feminina do Coisa.
  • Em uma história, uma fugitiva Skrull veio a terra e nocauteou todos os membros do Quarteto Fantástico. Então ela chamou alguns heróis para supostamente vingar sua família. O grupo era formado por WolverineHulkMotoqueiro Fantasma e Homem-Aranha.
[homem aranha] esta no quarteto fantastico no lugar do tocha humana.
Resultado de imagem para Quarteto Fantástico hq

Inimigos



Dr Estranho

Resultado de imagem para dr estranho desenho
Stephen Vincent Strange, o Feiticeiro Supremo ou Mestre da Magia Negra, é um dos mais diferentes super-heróis do Universo Marvel, criado pelo roteirista Stan Lee junto com o desenhista Steve Ditko em 1963, na HQ Strange Tales #110, revista de terror da Marvel.O personagem ganhou destaque nas edições #110 a #168, quando foram apresentado os vilões e o universo místico.Dividiu histórias com o Tocha Humana, e apareceu em histórias solo, quando Strange Tales, a partir da #169, passou a se chamar Doctor Strange.Seu nome não era original, pois pouco antes do lançamento do personagem, Lee já o havia usado para um vilão das primeiras histórias do Homem de Ferro, entretanto, seus poderes e dons constituíram características originais, principalmente pelo fato de que o Doutor Estranho não se vale da força física, mas de inteligência e magia em suas aventuras.Seus direitos autorais pertencem à sua criadora, a Marvel Comics. Seu maior inimigo é Dormammu, tio de sua namorada, e posteriormente esposa, Cléia. Participou do grupo de super-heróis denominado os Defensores, capazes de rivalizar até com Os Vingadores.Como característica marcante do personagem, Stan Lee criou uma série de palavras e frases de efeito para os encantamentos do mago, inspirado em programas de rádio americano dos anos 40 cujos personagens se valiam desses efeitos dramáticos. Desta forma, as revistas do Doutor Estranho alcançaram grande sucesso de vendas, principalmente nas décadas de 70 e 80.
Resultado de imagem para dr estranho hq

Anos antes de se tornar um super-herói, Doutor Estranho era um neurocirurgião brilhante. Stephen Vincent Strange possuía um grande talento para a medicina, mas também era arrogante e só se preocupava em ganhar muito dinheiro.
Imagem relacionada
Mas um acontecimento vai mudar tudo em sua vida: um acidente de carro danificou severamente suas mãos, colocando um fim em sua carreira de cirurgião. Como era orgulhoso, Estranho recusou empregos como professor ou consultor, focando apenas em recuperar as suas preciosas mãos.
Após ter perdido sua fortuna à procura de uma cura, sem sucesso, Stephen ouviu rumores sobre um ser místico chamado de Ancião. O antigo médico vendeu suas últimas posses e viajou para os Himalaias à procura do tal ser misterioso.




O homem de ciência se transforma num aprendiz de artes místicas

Ancião
Inicialmente Stephen não estava convencido de que realmente existisse magia, e ficou furioso quando o Ancião se recusou a curar suas mãos. Mas após ver o mestre eremita ser atacado por forças místicas, o ex-cirurgião começou a acreditar que existia muito mais no mundo do que ele imaginava.
Quando Estranho soube que o Ancião era o defensor mágico da Terra, e que o ataque que o mestre sofreu tinha vindo de Mordo, um aluno, Estranho tentou avisar o Ancião. Infelizmente, Mordo tinha colocado barreiras mágicas em Stephen para que ele não revelasse a verdade.
Estranho, conhecido por seu comportamento egoísta, seguiu o caminho altruísta e desistiu de encontrar uma cura para suas mãos. Pediu ao Ancião que o aceitasse como aprendiz de artes místicas, sem revelar ao mestre que queria aprender para enfrentar Mordo. Estranho foi discípulo de Ancião durante anos, aprendendo a desenvolver seus poderes místicos interiores e a invocar entidades superiores.
Com o seu ato altruísta, Estranho provou ao Ancião seu valor e força moral. Stephen descobriu depois que o mestre já sabia que Mordo tinha planejado o ataque e o feitiço que o vilão tinha colocado foi desfeito pelo professor. Quando seu treino terminou, Doutor Estranho se tornou o Mago Supremo da dimensão da Terra.

Os poderes do Doutor Estranho

Doutor Estranho praticando um ritual místico
Um dos mais poderosos feiticeiros de todos os tempos, Doutor Estranho possui forças e habilidades que ultrapassam quase todos.
O poder do Mago Supremo vem de 3 forças primárias: a invocação de entidades ou objetos místicos, a manipulação da energia mágica do universo e os seus recursos psíquicos interiores. Embora o limite total das suas capacidades seja desconhecido, destacamos as seguintes:
  • Teletransporte
  • Projeção astral e projeção de pensamento
  • Projeção e manipulação de energia
  • Viagens no tempo e viagens interdimensionais
  • Criação de ilusões
  • Transformação de matéria
  • Animação de objetos inanimados
  • Possessão mental
  • Mesmerismo (cura pelo magnetismo e hipnotismo)
Além disso, Doutor Estranho é conhecido pelo seu pensamento estratégico e por ser um exímio atleta de artes marciais.




Mas até o poderoso Dr. Estranho tem fraquezas

Doutor Estranho
Os poderes de Doutor Estranho são menos eficazes contra inimigos que usam a ciência como arma. Stephen consegue ultrapassar esta limitação, mas exige muito esforço por parte dele.
Como Estranho depende de gestos manuais e palavras mágicas para usar seus poderes místicos, é necessário ter especial atenção com suas mãos e voz. Por exemplo: se um oponente tornar ele mudo, o herói ficará com seus poderes limitados.

Um dos super-heróis com os melhores utensílios mágicos

Doutor Estranho e o seu Olho de Agamotto

Tradução: "O olho de Agamotto irá mostrar a você a verdade!"

Se tem algo pelo qual o Doutor Estranho é famoso, são seus artefatos mágicos. Dois deles são especialmente reconhecidos pelos fãs dos quadrinhos: o Olho de Agamotto e a Capa da Levitação.
Olho de Agamotto é um amuleto usado por Doutor Estranho cuja luz que irradia expulsa seres malignos, penetra ilusões, sonda mentes, abre portais para outras dimensões, etc. O Olho só pode ser usado por aqueles com elevada moral.
Capa da Levitação torna possível a Estranho voar sem dispensar sua energia mágica. Um objeto indestrutível, essencial para confundir inimigos e usado como escudo protetor.
Outros utensílios de magia essenciais são a Esfera de Agamotto, o Livro de Vishanti e Darkhold.
Esfera de Agamotto serve para Estranho observar acontecimentos em qualquer parte deste ou outros mundos. O Livro de Vishanti e o Darkhold são livros místicos que podem ser usados como armas ou fontes de energia mágica.




A fantástica casa Sanctum Sanctorum

O interior de uma das divisões de Sanctum Sanctorum
Um Mago Supremo não iria viver num lugar modesto, não é mesmo? Fazendo jus a todo o visual incrível de Doutor Estranho, sua casa é um reflexo da sua personalidade.
Sanctum Sanctorum é a mansão que desafia as normas da lei espacial, pois seu interior é muito maior do que o exterior aparenta. Sua localização é num terreno pagão em Nova Iorque dotado de energias extraordinárias e potência mágica. Esse sobrado de três andares é o santuário perfeito para proteger Doutor Estranho de seus oponentes.
Na HQ, após os acontecimentos de Guerra Civil, Sanctum Sanctorum foi um importante esconderijo para os super-heróis que recusaram se registrar no governo americano.

Dormammu, seu arqui-inimigo

Dormammu, o arqui-inimigo de Doutor Estranho

Tradução: "Eu sou Dormammu! Se curve diante de mim! Pois eu irei guiar sua mão e conceder a você o poder total da Dimensão Negra."

Doutor Estranho tem uma longa lista de inimigos, mas o mais implacável de todos é, sem dúvida, Dormammu.
O líder supremo da Dimensão Negra, Dormammu, foi o mestre de Mordo, o antigo aluno do Ancião. O arqui-inimigo de Estranho é um ser de energia negra pura com muitos poderes, cuja grande ambição é conquistar todas as dimensões.
Doutor Estranho e Dormammu se enfrentaram inúmeras vezes. O ser demoníaco sobrevive sempre, já que não pode ser destruído de vez. Como ele é um ser energético, acaba encontrando um jeito de se reconstruir. Sua grande fraqueza é ter seus poderes diminuídos quando está longe da Dimensão Negra, e Estranho usa isso para o derrotar uma que outra vez.




Clea, o amor de sua vida e sua primeira aprendiz

Doutor Estranho e Clea
Stephen conheceu uma jovem mística inexperiente numa aventura contra seu velho inimigo. Clea era uma sacerdotisa da Dimensão Negra enviada por Dormammu para observar Estranho quando ele estava nessa dimensão.
Mas nem tudo sai como planejado. Clea fica impressionada com a coragem de Doutor Estranho e tenta avisá-lo dos planos do inimigo. Para complicar as coisas, Clea é filha de Urma (irmã de Dormammu) e sua traição familiar é punida severamente pelo tio, que a aprisiona em outra dimensão.
Clea é salva pelo Ancião e enviada para o nosso planeta, onde reencontra Stephen. A jovem mística decide se tornar aprendiz de Estranho, e os dois acabam se apaixonando e mais tarde casando.

Seu assistente é também seu professor de artes marciais

Doutor Estranho e Wong lutando
Ao longo dos anos, Wong tem servido fielmente Doutor Estranho. Seu pai, Hamir, já havia servido o Ancião e este o enviou para servir Stephen. Hoje em dia, a relação dos dois é de grande amizade e companheirismo.
Wong descende de uma linhagem de monges chineses e possui conhecimento sobre as artes místicas. Mas seu grande talento são as artes marciais, sendo um atleta formidável. Foi Wong quem treinou Stephen no combate corpo-a-corpo e auto-defesa.

Doutor Estranho sabe trabalhar em equipe

Capa original de HQ dos Defensores
O discípulo do Ancião formaria seus próprios grupos de super-heróis e de defesa dos oprimidos. Estranho foi co-fundador dos Defensores, um grupo inicialmente composto por ele, Hulk, Namor e o Surfista Prateado. Quando os Defensores se separaram, Stephen criou os Defensores Secretos, um grupo de heróis rotativos.
Doutor Estranho viria a fazer parte dos Novos Vingadores após o fim da Guerra Civil, evento em que não participou. Também teve um papel importante no grupo Filhos da Meia-Noite.
Nascido da necessidade de discutir e resolver os problemas do nosso mundo, os Illuminati foram um grupo secreto de líderes mundiais. Doutor Estranho fazia parte desse grupo, onde constavam nomes como Professor Xavier, Senhor Fantástico e Homem de Ferro, por exemplo.
Resultado de imagem para dr estranho hq



sexta-feira, 27 de abril de 2018

Capitão Planeta

Imagem relacionada


Resultado de imagem para Capitão Planeta hqCapitão Planeta (no original em inglês Captain Planet And The Planeteers) é um estadunidense-canadense super-herói criado no começo dos anos 1995 pelo empresário americano Ted Turner como uma forma de alerta e interação para com seus telespectadores, que em sua maioria são crianças e adolescentes.
No Brasil, a animação estreou em 1996 na Rede Globo pelo programa Xou da Xuxa, na TV Colosso em 1998, no Cartoon Network e estava sendo exibida pelo canal Futura e Tooncast. O 1º episódio tem a duração de exatamente 22 minutos e 50 segundos.
A série foi vendida para mais de 100 países

Personagens

Heróis

Estes são os que fazem o bem, ou seja, contribuem para o equilíbrio do meio ambiente.
Resultado de imagem para Capitão Planeta hq
  • Capitão Planeta (Captain Planet): o super-herói da série, o Capitão Planeta surge após a combinação dos poderes dos cinco Protetores - terra,fogoventoágua e coração - com sua frase introdutória "Pela união de seus poderes, eu sou o Capitão Planeta!". Ele obtém forças a partir dos elementos naturais e enfraquece ao ser exposto a poluentes de qualquer tipo. Sua aparência física - cabelos verdes, emblema do globo terrestre dourado no peito, botas e luvas vermelhas, olhos azuis e pele cristalina - é um amálgama consistente dos elementos componentes da natureza do mundo. Ele tem consciência de que não pode resolver os problemas ecológicos eternamente. Ele sempre faz questão de dizer que todos devem fazer sua parte aceitando suas responsabilidades em relação ao futuro daTerra, por essa razão ele sempre encerra sua participação em cada episódio com sua frase-lema "O poder é de vocês!", lembrando que as pessoas têm o poder e a atitude para mudar o mundo.
    Poder: todos os poderes relativos à natureza.
    Representa: a Terra.
    Resultado de imagem para Capitão Planeta viloes
  • Gaia: Gaia, o espírito da Terra segundo a mitologia grega, é a protetora do planeta. Foi ela quem levou os 5 Protetores para sua casa na Ilha da Esperança, único lugar que ela se consegue materializar na sua forma humana, para que pudessem ajudá-la em sua luta para salvar a Terra. Gaia usa um vestido lilás longo e esvoaçante com sandálias prateadas. Enquanto cada um dos Protetores representa uma cultura específica, Gaia é uma mistura de todas: sua pelemorena, cabelos lisos pretos e olhos azuis evidenciam que ela é uma miscigenação das quatro grandes etnias("vermelha" dos indígenas das Américas, negra da África, branca da Europa e "amarela" da Ásia) que compõem a humanidade.
    Poder: interação telepática e empatia espiritual para com as pessoas, principalmente as de coração puro.
    Representa: toda a espécie humana.
Resultado de imagem para Capitão Planeta Kwame:
  • Kwame: oriundo de Gana, o africano Kwame é o conservador do grupo. Ele viu florestas se transformarem em desertos e a vida selvagem desaparecer. Ele faz de tudo com seus poderes para salvar espécies em extinção pelo mundo. Kwane oferece uma grande convicção e firmeza para os outros Protetores. Apesar de ser o mais quieto, em vários momentos assume a liderança do grupo. Costuma ter decisões sérias, mas conta com um senso de humor apurado e mantém sempre uma linha de raciocínio definida.
    Poder: seu elemento é a Terra. Ele pode criar pequenos terremotos, mover rochas para abrir fendas no chão, criar pequenas ilhas no meio do oceano movimentando a terra e mudar a terra para um estado mais sólido (como rocha) ou "liquefeito" (como lama).
    Representa: a esperança de um mundo melhor.
Resultado de imagem para Capitão Planeta Linka:
    Resultado de imagem para Capitão Planeta Linka:
  • Joey Wheeler: normalmente referido apenas por Wheeler, é um jovem impulsivo de cabelos ruivos nascido noBrooklyn, zona periférica de Nova Iorque, nos Estados Unidos, sempre bem-humorado e muitas vezes atrapalhado. Adora fazer piadas dos outros Protetores e enfrenta os vilões sem medo. Normalmente, ele é o que tem menor conhecimento quando o assunto é ecologia, muitas vezes não entende algumas situações. Está quase sempre flertando com Linka, que corresponde algumas vezes, apesar de quase sempre o achar muito imaturo em suas atitudes. Diferente dos outros Protetores, que trajam bermudas, Wheeler veste calças jeans compridas.
    Poder: Wheeler tem o poder do Fogo, podendo usar seu anel para criar algumas pequenas chamas, esquentar objetos metálicos e iluminar locais escuros.
    Representa: a convivência humana com as grandes metrópoles.
    Resultado de imagem para Capitão Planeta Gi
  • Linka: a menina cerebral do grupo, de cabelos loiros. Sua nacionalidade é tida como sendo originária da União Soviética, apesar da série ser exibida já com a desintegração dos vários países que a formavam. Ela é analítica, com grande conhecimento em computadores e componentes eletrônicos em geral. Com temperamento muitas vezes explosivo, é a que normalmente usa a lógica nas situações. Quase sempre despista os avanços de Wheeler, apesar de sentir ciúmes do americano em várias oportunidades. Linka muitas vezes encara a situação humana à frente da ecológica, tomando as decisões mais frias do grupo.
    Poder: seu elemento é o Vento. Ela pode mudar a direção da corrente de ar, além de provocar pequenos tornados.
    Representa: o uso ético e responsável da ciência e tecnologia em favor do mundo.
  • Gi (às vezes tem seu nome grafado como Gee): de origem asiática (Tailândia), mistura um estilo refinado com alta tecnologia. Estudante de biologia marinha em geral, é especialista em espécies de seres vivos e ecossistemas do fundo do mar. Sendo a mais atlética do grupo, adora surfar. Seu animal favorito é o golfinho. Tem facilidade de lidar com as pessoas e é fã de rock 'n roll.
    Poder: o elemento não poderia ser outro que não a Água. Ela pode controlar pequenas quantidades líquidas, criar ondas, redemoinhos ou mesmo dar formas à água.
    Representa: a empatia para com os animais e ecossistemas.
Resultado de imagem para Capitão Planeta Ma-Ti:
  • Ma-Ti: o sul-americano do grupo é também o mais jovem. Apesar de não revelado oficialmente durante a série, sua nacionalidade provavelmente seja a brasileira, já que ele faz parte de uma tribo dos índios caiapós. Possui vasto conhecimento no ecossistema de florestas tropicais, principalmente plantas exóticas. É amigo dos animais e possui como mascote um macaco-prego chamado Suchi. É o mais sentimental do grupo e o que recebe maior atenção de Gaia.
    Poder: possuindo o poder mais abstrato do grupo, o Coração, Ma-Ti pode se comunicar com animais através de telepatia. Apesar de raramente usar contra humanos, ele também pode fazer uma pessoa ser mais "bondosa" através de seu anel.
    Representa: a sabedoria dos povos e culturas humanas.

Vilões

Resultado de imagem para Capitão Planeta viloes

Estes são os que fazem o mal, ou seja, espalham poluição e destruição pelo mundo, portanto sendo inimigos diretos do Capitão Planeta e os Protetores.
  • Zarm: o principal inimigo de Gaia e do Capitão Planeta. Ele é, assim como Gaia, um espírito planetário, porém destruidor e maligno - em contraste com Gaia, Zarm pode se manifestar fisicamente aonde bem quiser. Ele devastou inúmeros mundos pelo universo afora e tentou fazer o mesmo com a Terra, onde acabou derrotado e expulso por Gaia. Com sua maldade e escuridão ele tenta de tudo para consumar o lado mau da espécie humana a fim de que esta destrua a si mesma e seu próprio mundo. Normalmente aparece disfarçado para enganar as pessoas ao seu redor, mas também se caracteriza em sua real aparência, tendo um porte muscular com longos cabelos negros e um tipo de armadura imperial que lhe confere uma pose majestosa. Sua corrupção e sede de poder não possuem limites. No episódio 15, "O Conquistador", Zarm tenta corromper os Protetores para que abandonassem os anéis dados por Gaia e lhes ofereceu as Luvas do Poder, muito mais poderosas. Ma-Ti foi o único que desconfiou e recusou a oferta, o que salvou a vida de Gaia.
    Representa: guerras, caos e a escuridão interior dos seres vivos.
  • Porco Greedly (Hoggish Greedly): este vilão ganancioso (isso se evidencia pelo seu nome) causa muito sofrimento à Terra. Ele possui todas as maneiras asquerosas de um autêntico suíno (completo com modo de vida, hábitos e até os grunhidos) e adora devorar recursos preciosos (em mais ênfase não-renováveis como petróleo e minerais). Veste-se na maioria das vezes com uma roupa "operacional" muito larga e ensebada com gravata azul e botas grossas. Seu capanga-mor é Rigger, um homem magro de aspecto nojento, queixo e dentes proeminentes que veste roupas depunk, boné de baseball, calças de suspensórios e botas estreitas.
    Representa: o perigo da industrialização gananciosa e sem controle.
  • Drª. Blight: cientista cruel que se empenha em criar novas toxinas, monstruosidades biológicas, espalhar a poluição e outras que envolvam seu intelecto, e tudo isso lhé dá o nome "blight" ("podre" em inglês). Por falar em intelecto, Blight possui como ajudante o supercomputador chamado M.A.L., cuja inteligência artificial é puramente voltada para o mal. Ela veste um tipo de "jumpsuit" cor-de-rosa justo ao corpo, botas finas e um cinto de utilitários, além de um pequeno topete desbotado que lhe cai sobre um dos olhos para esconder tal parte do rosto desfigurada por queimaduras deácido em experiências anteriores.
    Representa: o uso mau e sem ética da ciência e tecnologia.
  • Looten Plunder: ele adora dinheiro mais que tudo. Sempre vestindo elegantes ternos geralmente feitos de pelagem animal e com cabelos presos em rabo-de-cavalo, este obscuro magnata se utiliza de fazer o mal de forma mais ampla aos seres vivos em sua viciante busca financeira: seja ameaçando animais e vegetais até mesmo contratar serviços mercenários para eliminar todos, de pessoas a governos, que ousem cruzar seu caminho. Ele vive em fortalezas móveis de alta tecnologia que devastam tudo o que existir pela frente. Seu mercenário assecla Argos Bleak adora executar qualquer serviço sujo para seu chefe - e para ser bem pago também. Numa curiosidade, o nome "looten plunder" traduz-se em português como "pilhagem e roubo".
    Representa: o capitalismo desenfreado.
  • Argos Bleak - Principal capanga e líder do exército particular de Looten Plunder. No episódio "The Predator", ele aparece sozinho, tentando enganar a população de Florida Keys afirmando ser o Tubarão-Elefante um animal mortífero para humanos. Barbara Plye e Nick Boxer, co-produtores da série, confirmaram que Bleak é fruto de uma miscigenação, sendo filho de um pai sul-africano com uma mãe australiana e tendo sido educado na Inglaterra, levando ao desenvolvimento do seu sotaque.
  • Dr. Duke Nukem: um homem "revestido" com pedras radioativas douradas. Aliás, radiação é o que ele mais gosta. Ele está sempre em busca deste tipo de material não só para consumir e ficar mais forte mas também para contaminar a Terra com sua radiação. Ele se veste com roupas de turista havaiano e gosta principalmente de "banhos" de radiação. Seu capanga Roupa-de-Chumbo (Plumb Suit) é normalmente um covarde que se assusta com o poder de seu chefe.
  • Representa: os perigos da energia nuclear.
  • Verminoso Escória (Verminous Scum): vilão que personifica a falta de saneamento público e crescimento urbano desplanejado. Ele é literalmente um rato humanóide, que vive nos imundos esgotos subterrâneos das grandes cidades. Ele gosta de poluir utilizando principalmente materiais de esgotos e não pensará duas vezes em lançar hordas de ratos, lixo e produtos químicos nocivos para fora de seus domínios. Veste roupas velhas e acabadas, compostas de um traje roxo imundo com capuz vermelho. Não possui um capanga secundário fixo.
    Representa: os problemas gerados pela falta de saneamento público e expansão urbana e criminal sem limite.
  • Matreiro (Sly Sludge): como seu nome sugere, ele possui uma astúcia enorme para fazer mal ao mundo. Ele lida principalmente com lixo e produtos tóxicos, fingindo tratar dos mesmos com seriedade mas na realidade costuma despejar toda a sujeira em rios, lagos, florestas e outros ambientes naturais; não havendo onde se desfazer do lixo, ele o queima a céu-aberto sem se importar com o risco de ele se transformar em chuva ácida. De forma similar ao Porco Greedly, Matreiro visa entrar e sair de cena sem ser focado pelas autoridades locais e menos ainda pelos Protetores. Veste-se usualmente com um tipo de uniforme de operário, com cabelos alongados para trás e uma barriga enorme. Seu parceiro Sujão (Ooze) não passa de um trapalhão chorão e incompetente.
    Representa: o descaso e a indiferença quanto ao lixo urbano.
  • Capitão Poluição (Captain Pollution): este "doppelgänger corrupto" é um tipo de contraparte poluída do Capitão Planeta, combinando os poderes poluentes dos anéis malignos criados por Blight para ela mesma, Dr. Duke Nukem, Matreiro, Verminoso Escória e Looten Plunder - ele tem sua própria frase introdutória "Pela união de seus poderes poluidores, eu sou o Capitão Poluição!", contrária ao Capitão Planeta. Tais anéis - Super-Radiação (contraparte do Fogo, portado por Duke Nukem), Desmatamento (contraparte da Terra, portado por Looten Plunder), Fumaça(contraparte do Vento, portado por Matreiro), Tóxicos (contraparte da Água, portado por Verminoso Escória) e Ódio(contraparte do Coração, portado pela Dra.Blight), respectivamente - são contrapartes malignas dos anéis dos Protetores (que Blight roubou e a partir deles criou as cópias). Em uma inversão plena ao herói, o Capitão Poluição se fortalece com poluidores tóxicos e enfraquece com os elementos puros do planeta.
    Representa: a destruição global.
Resultado de imagem para Capitão Planeta viloes



Thor

Thor (Marvel Comics) O  super-herói  Thor estreou na antologia de  ficção científica   fantasia  Journey into Mystery #83 (agosto ...