The Incredibles (no Brasil, Os Incríveis e em Portugal, The Incredibles: Os Super-Heróis) é um filme americano de 2004, a sexta animação da Pixar Animation Studios, distribuída pela Walt Disney Pictures. O filme foi lançado nos Estados Unidos em 5 de novembro de 2004. Foi indicado a 4 Oscars, vencendo 2: Melhor Filme de Animação e Melhor Edição de Som. Além disso, ganhou 10 Annie Awards de 16 nomeações.
Foi escrito e desenvolvido por Brad Bird, ex-diretor de Family Dog e Os Simpsons, mais conhecido por ter dirigido o filme de animação O Gigante de Ferro. Os Incríveis foi originalmente desenvolvido para o processo de animação tradicional, onde os desenhos eram feitos à mão. Mas depois do fracasso de Looney Tunes: Back in Action, de 2003, a Warner Bros. decidiu fechar sua divisão de animação. Bird então comentou sobre o projeto com seu ex-colega de faculdade, John Lasseter, que gostou da ideia e o convidou para trabalhar na Pixar. Lasseter também convenceu Bird a produzir o filme em animação por computador.
Diversas empresas lançaram produtos promocionais relacionados ao filme. A Dark Horse Comics lançou uma série limitada de quadrinhos baseada no filme. A Kellogg's lançou um cereal com o tema dos Incríveis, assim como pop tarts e lanches com frutas.Nas semanas antes da estreia do filme também houve esforços promocionais com a SBC Communications e o McDonald's.
"Supers" — seres humanos dotados de superpoderes — uma vez foram vistos como heróis, mas os danos colaterais de suas várias boas ações levaram o governo a criar um "programa de realocação de Supers", forçando os Supers a se encaixarem entre os civis, não usando mais seus superpoderes. Beto e Helena Pera, que são Supers, se casaram e agora têm três filhos: Violeta, Flecha e o bebê Zezé, na cidade de Metroville.
Violeta é uma jovem de cabelos negros muito insegura, e que tem superpoderes inatos de controlar escudos de plasma. Já Flecha, irmão do meio, tem poder de super velocidade, e adoraria competir nas corridas de seu colégio, mas seus pais nunca deixam. Por fim, o bebê Zezé ainda não apresenta ter nenhum poder.
Beto se vê preso no trabalho em uma agência de seguros, e sempre relembra de seus antigos dias como o Sr. Incrível - ele é extremamente forte -, e foge nas noites de quarta-feira com seu amigo Super, Lúcio Barro (Gelado), para combater a criminalidade na rua.
Um dia, Beto perde a paciência com o seu chefe, que se recusa a ajudar uma vítima de assalto do lado de fora do prédio, o que resulta na revelação de sua super-força, o que acaba por fazer Beto ser demitido. Enquanto tenta descobrir o que (e como) dizer a Helen, ele encontra uma mensagem de uma mulher chamada "Mirage" (lê-se "Mirràg"), que pede para o Sr. Incrível a ajuda para parar um robô em uma ilha distante. Se conseguisse isso, receberia uma recompensa lucrativa.
Assim, Beto alega para Helena que está saindo em uma viagem de trabalho, aceitando a oferta de Mirage. Com êxito, Beto derrota o grande robô. Em seu retorno a Metroville, Beto passa seus dias trabalhando fora, para voltar a ficar em forma. Logo mais, o Sr. Incrível leva seu traje de batalha rasgado no combate para Edna Moda, uma designer de moda aparentemente especializada em trabalhar para os Supers, e pede a ela para repará-lo. Ela até faz o pedido, mas insiste em criar uma nova roupa para Beto. Ao falar da ideia, ele acaba pensando em outra: acrescentar uma capa. Mas Moda recusa seu pedido para adicionar este incremento, destacando como este acessório condenou vários Supers outros antes dele, por ter engatado em coisas e levado os donos da roupa juntos.
Logo mais tarde, Mirage entra em contato com Beto, dizendo que tem novos trabalhos na mesma ilha. Ao chegar, ele encontra o Robô Omnidroid novamente, todo reconstruído e reprogramado para ser mais forte do que antes. Beto acaba vacilando, e assim, enquanto preso pelo robô, ele encontra com o grande vilão da história. O grande susto é que Beto reconhece-o, como sendo seu antigo fã, um jovem sem poderes chamado Gurincrível, que quando adolescente queria ser o ajudante do Sr. Incrível, mas foi recusado - Beto preferia trabalhar só. Gurincrível (Hoje Síndrome) prometeu vingança, e definiu o Robô Omnidroid para matá-lo. Beto cai de um penhasco, e organiza o que parece ser uma morte.
Com curiosidade, Beto invade a base de Síndrome, vê um computador, que descreve o trabalho obsessivo de dele em rastrear super heróis e depois, assassina-los. Beto fica avaliando e descobre que ele é o único herói que restou de Metroville e que sua família está marcada para ser eliminada pelo robô.
Enquanto isso, Helena ficou desconfiada, depois de descobrir o reparo no terno antigo de Beto. Logo mais tarde, Helena fala com Edna, e descobre que ele encomendou novos ternos para a família inteira, todos equipados com um dispositivo de rastreamento. Helena o rastreia e o terno de Beto começa a fazer barulhos estranhos, ativando o alarme na base do Síndrome, e fazendo com que armas potentes o capture. Helena pede emprestado um jato particular de um velho amigo e viaja para a ilha de Nomanisan. Mas então ela descobre que Violeta e Flecha estão juntos dentro do jato, deixando o bebê Zézé em casa com uma babá.
Logo que eles chegam perto da ilha, são recebidos com tiros, e o jato explode. No entanto, eles conseguem se salvar com seus poderes próprios. Logo depois, Helena resgata Beto e se reúne com Violeta e Flecha para saber como fugir dos guardas.
Em Metroville, o Robo Omnidroid começa um caminho de destruição e Síndrome encena seu plano, de parar o robô, resultando em aplausos das pessoas. Com a ajuda de Lúcio Barro (o Gelado), a família de Beto consegue parar o robô. Mas na volta para casa, a família se depara com Síndrome levando o bebê Zezé, mas então o pequeno revela seus absurdos poderes de transformação, obrigando Síndrome deixá-lo solto, à espera de Helena. Síndrome tenta fugir, mas por causa de sua capa, ele é sugado pelo motor de um avião. Arruinado, o avião cai na casa d'Os Incríveis, mas Violeta é capaz de proteger a família do dano.
No fim, a família se acerta, e é reconhecida pelo heroísmo em ter protegido as possíveis vítimas do grande robô. Flecha ganha a permissão de competir com seus colegas de escola, e com cuidado e atenção dos pais, fica em segundo lugar - para não dar bandeira. Na cena final, um inimigo aparece, e quando a tela volta para nossa família, todos os integrantes estão com suas máscaras colocadas, indicando que sempre que houver problemas, eles nos protegerão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário