Liga da Justiça Internacional
A Liga da Justiça Internacional (LJI) foi um grupo fictício de super-heróis da DC Comics, derivado da conhecida Liga da Justiça. Segundo o conceito implantado pelos autores Keith Giffen, J.M. DeMatteis e Kevin Maguire, a equipe zelava pelo mundo todo e então deveria se equipar para essa melhor vigilância, criando sub-sedes internacionais ("embaixadas" apoiadas pela ONU em vários países do mundo) e depois se dividindo em grupos (como sedes oficiais ficaram as de Nova Iorque (Liga da Justiça da América) e Paris (Liga da Justiça Europa)).
As histórias da LJI começaram em 1987, logo após Lendas. As histórias introduziram humor e reativaram o interesse pela Liga, mas após a saída dos autores iniciais, houve perda de qualidade e a nova fórmula se esgotou. Depois de Zero Hora, a ideia das sub-equipes foi abandonada e a Liga voltou aos conceitos originais.
Assim, originalmente, existia uma Liga da Justiça da América, que contava com a presença dos maiores heróis da Terra. Porém, com o passar dos anos, esta Liga foi sofrendo severos revezes e reformulações, obrigando os membros que permaneciam em suas fileiras a aceitarem novos recrutas. Daí surgiu a fase da "Liga Detroit", com os membros impopulares Vixen, Cigana, Vibro e Gládio.
A imagem da equipe ficou tão desgastada que os próprios fãs deixaram de comprar as revistas. Com isso, os editores se viram obrigados a desmantelar a Liga da Justiça, reformulando-a por completo. Dessa reformulação surgiu a Liga da Justiça Internacional, ou simplesmente LJI, composta por vários personagens considerados de segundo escalão (exceção feita ao Batman, ao Caçador de Marte e ao Capitão Marvel).
História da Publicação


O uniforme da Canário Negro foi mudado e ela agora tinha uma forte tendência feminista. A inclusão do Senhor Destino deveu-se ao fato de DeMatteis e Giffen estarem a escrever as histórias do herói na época.Besouro Azul (que mantinha a maior rivalidade/competição com Gardner e depois faria uma dupla cômica com o Gladiador Dourado), a Doutora Luz e o Caçador de Marte completariam a equipe. Depois entrariam vários personagens, como o Senhor Milagre, o Gladiador Dourado, criado por Dan Jurgens, a Mulher Maravilha e o Soviete Supremo. Guy Gardner seria o alvo das maiores brincadeiras dos escritores: teria um desajeitado caso de amor com a heroína nórdica Gelo (que era a parceira da brasileira Fogo quando ambas entraram para a equipe) e de "machão" ele passaria um bom tempo transformado em "frutinha" (após bater a cabeça). Os Novos Deuses Magtron e Órion se tornariam membros por um tempo. O mercenário Lobo foi relançado como um mercenário vilão da série e se tornaria extremamente popular nos anos seguintes. A LJI apareceria em Milênio e o Soviete Supremo se revelaria como o espião dos Caçadores.
A revista seria bem-sucedida, com o humor trazendo novos fãs do grupo e os membros alçados ao patamar de novas estrelas. Maxwell Lord, o consultor empresarial da equipe, figuraria em The OMAC Project e Guy Gardner se tornaria um co-protagonista recorrente na série da Tropa dos Lanternas Verdes, ao lado de Hal Jordan. Gladiador Dourado e o Besouro Azul apareceriam em revistas próprias. Outros membros que entrariam para a equipe também se tornariam populares. Wally West (Flash) continuaria em The Flash, Fogo se tornaria recorrente em Checkmate (Xeque-Mate),Metamorfo em Batman e os Renegados (segunda série).
A revista Justice League Spectacular renovou os títulos da Liga da Justiça e trouxe novos autores e artistas. Os títulos foram expandidos para quatro no início dos anos de 1990: Liga da Justiça da América (que era a Liga da Justiça Internacional), Liga da Justiça da Europa, Força Tarefa Liga da Justiça, e Justiça Extrema. Liga da Justiça Europa seria renomeada e passaria a se denominar Liga da Justiça Internacional (segunda série).
Essa diversidade traria problemas de consistência e continuidade. Personagens antigos da LJI como Capitão Átomo,Caçador de Marte e Poderosa eram mudados e revisados constantemente, confundido os leitores. No fim da década, os títulos foram cancelados
Integrantes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário