terça-feira, 8 de maio de 2018

Os Jetsons






 Os Jetsons pela DC, e a origem (dramatica)de Rosie 


No final de 2017,saiu nos Estados Unidos edições especiais onde alguns heróis da DC Comics se encontraram com personagens da Hanna-Barbera. O destaque destas HQs, além dos crossovers entre os universos, foram histórias curtas complementares, estreladas por outras versões reformuladas de personagens da Hanna-Barbera.
Resultado de imagem para jetson origemUma que chamou bastante atenção foi a história estrelada pelos Jetsons, presente em Booster Gold/Flintstones. Na história, escrita pelo casal Amanda Conner e Jimmy Palmiotti, e desenhada por Pier Brito, o futuro onde vive os Jetsons foi completamente reimaginado.
Pra começar, a história revela o motivo por que a cidade onde vivem os Jetsons é formada por casas flutuantes: em algum ponto do passado deles, ocorreu um dilúvio que inundou toda a superfície da Terra, forçando os sobreviventes do cataclismo a elevarem suas casas acima do nível do mar.
Além desta, outra novidade da reformulação da família do futuro é a primeira aparição de Rosemary Jetson, a mãe de George. Na HQ descobrimos que a senhora de 124 anos está prestes a morrer, e que ela tem um vínculo muito forte com Judy, sua neta adolescente.
Talvez a ideia mais inesperada da história seja o debate que acontece entre a avó e a neta sobre o que a primeira fará com sua consciência e suas memórias assim que a vida deixar seu corpo moribundo. No futuro dos Jetsons, as pessoas têm a opção de fazer cópias digitais de suas mentes, para que continuem vivendo após a morte de seus corpos. Este é um conceito que remete ao episódio San Junipero, da 3ª temporada de Black Mirror, o que é mais do que se esperaria da reimaginação de um desenho animado infantil.
Mas não pára por aí. No final da HQ descobrimos que Rosemary decidiu que a cópia digitalizada de sua “alma” seria transplantada para um robô. Preciso mesmo dizer qual robô é este? Bom, acho que a imagem abaixo é o suficiente pra responder a questão: 
Semelhante aos Flintstones, os Jetsons ganharão uma série mensal, que fará parte do novo universo Hanna-Barbera, que a DC Comics vem desenvolvendo desde o ano passado. Deixo aqui registrado meu desejo de ver esse material sair por aqui em algum momento, pois tal iniciativa tem um objetivo muito parecido com o das excelentes Graphic MSP: criar reinterpretações modernas de personagens antigos, que fizeram parte da infância de muitos de nós, e torná-los relevantes para um público mais adulto. Até aqui, parece que o pessoal da DC está acertando mais do que errando.
Resultado de imagem para jetson origem
the Jetsons (em português Os Jetsons) é uma série animada de televisão produzida pela Hanna-Barbera, exibida originalmente entre 1962 e 1963.
Imagem relacionada

Mais tarde a série foi relançada com novos episódios produzidos entre 1984 e 1987, como parte do programa The Funtastic World of Hanna-Barbera. Foi exibida no canal brasileiro SBT. Tendo como tema a "Era Espacial", a série introduziu no imaginário da maioria das pessoas o que seria o futuro da Humanidade: carros voadores, cidades suspensas, trabalho automatizado, toda sorte de aparelhos eletrodomésticos e de entretenimento, robôs como criados, e tudo que dá para se imaginar do futuro. Esta foi com certeza a terceira série mais popular da dupla Hanna-Barbera só perdendo para os Flinstones e a mais tradicional série da dupla, Tom e Jerry. De certa forma, esse futuro ideal é satirizado nos desenhos de Futurama. Serviu como contraparte de The Flintstones. 
Resultado de imagem para jetson judyEnquanto os Flintstones viviam num mundo com máquinas tracionadas por aves e dinossauros, os Jetsons eram uma família de 2062 que conviviam com um grande avanço tecnológico.Os Jetsons são uma família residente em Orbit City. A arquitetura da cidade segue o estilo Googie, com todas as casas e empresas suspensas sobre o chão e com colunas ajustáveis. George Jetson mora com a família num apartamento panorâmico: sua esposa Jane é dona-de-casa e eles tem dois filhos: a adolescente Judy que frequenta a Escola Secundária Orbit, e o menino de seis anos de idade Elroy, que estuda na Little Dipper School. A empregada doméstica é a robô Rosie, que cuida da limpeza e outras tarefas que usualmente são feitas a partir de apertos em incontáveis botões. A família tem um cão chamado Astro, com um sotaque que muda as consoantes das palavras para som de "R", como um rosnado.

Imagem relacionada
George Jetson é um empregado típico de sua era: sua jornada é reduzida (1 hora por dia, 2 dias por semana) Seu patrão é Cosmo Spacely, o baixote e irritadiço proprietário da Spacely Space Sprockets. Spacely tem um competidor, Sr. Cogswell, proprietário da companhia rival Cogswell Cogs (algumas vezes referida como Cosmic Cogs). Jetson vai ao trabalho num carro aéreo (que lembra um disco voador com uma bolha transparente acoplada). A vida é bastante preguiçosa e com muito lazer, auxiliada por numerosos aparelhos que ocasionalmente dão defeito com resultados humorísticos. Apesar disso, todos reclamam de esgotamento do trabalho e dificuldades em viver com algumas inconveniências que permaneceram.

Resultado de imagem para jetson origem

Personagens

    Resultado de imagem para jetson esposa
  • George Jetson: 40 anos de idade é o protagonista da série. Ele é um amoroso chefe de família que sempre parece tomar as decisões erradas. Ele é empregado da companhia Sprockets ligando e desligando o computador R.U.D.I. (sigla em inglês para Referential Universal Digital Indexer). É casado com Jane e tem dois filhos, Judy e Elroy.
  • Jane Jetson: 33 anos de idade é a esposa de George, mãe de dois filhos, e uma dona-de-casa (apesar de Rosie fazer a maior parte do trabalho). Jane é fascinada por moda e novos eletrodomésticos. Sua loja favorita é a Mooning Dales, trocadilho de Bloomingdales. É uma esposa obediente que sempre procura tornar a vida da família a mais agradável possível. Fora do lar, ela é membro da Galaxy Women Historical Society e fã de Leonardo de Vênus e Picasso Pia.
  • Judy Jetson: tem 15 anos de idade e é a filha mais velha da família Jetson. Estuda na Escola Secundária Orbit, é uma adolescente estereotipada cujos interesses incluem roupas, saídas com amigos, e revelações de segredos em um diário digital.
  • Elroy Jetson: com 6½ de idade  é o mais novo dos dois filhos dos Jetsons. É muito inteligente e perito em toda ciência espacial. Bem-educado e bom filho, Elroy estuda na Little Dipper School, onde tem aulas de História Espacial, Astrofísica e Geometria Estelar. Elroy ama seu cão Astro e sempre o defende quando George perde a paciência com aquele mascote.
  • Rosie: é a empregada doméstica robô da família. É um modelo fora-de-linha que os Jetsons amam e nunca trocariam por outro mais moderno. Rosie faz todo o trabalho de casa e também ajuda como babá. É autoritária e ocasionalmente distribui pílulas para a família. Excluindo uma cena de encerramento dos episódios, Rosie aparece em apenas dois da primeira temporada, mas fez muitas aparições no programa da década de 1980.
  • Astro: é o cão da família Jetsons. Antes de ser um Jetson seu nome era Tralfaz e pertencia ao fabulosamente rico J.P. Gottrockets. Astro é um dos melhores amigos de George (como o computador do trabalho, R.U.D.I.) bem como o melhor amigo de Elroy. É capaz de falar um inglês rosnado e latido, num jeito que depois o dublador Don Messick reutilizaria para Scooby-Doo.
  • Orbitty: é um alienígena com pernas como molas que foi o segundo mascote dos Jetson. Ele tinha a capacidade de expressar as emoções através de mudanças de cores. Foi introduzido nos desenhos da década de 1980, mas não apareceu na terceira temporada (exceto rapidamente) ou em qualquer dos filmes.
  • Senhor Spacely: é o patrão de George e dono da Spacely Space Sprockets. A companhia foi fundada na ilha deNewfoundland em 1937, e continuou a prosperar até que a intensa poluição a fizesse se mudar para uma plataforma suspensa. Ele é baixo com cabelos pretos e bastante calvo, com um temperamento ruim. É o principal antagonista da série. Spacely sempre traz ideias para novos negócios que sempre dão errado. George, que conhece Spacely desde a infância é culpado pela maioria das coisas que dão erradas. Uma piada recorrente da série é George ser chutado do escritório com Spacely gritando "Jetson! Está despedido!". Contudo, sempre lhe é devolvido o emprego aos finais dos episódios, e quando está muito feliz com George, o patrão o promove a vice-presidente da companhia. Senhor Spacely algumas vezes é auxiliado por Uniblab, um assistente robô.
Imagem relacionada
  • Senhor Cogswell: é o concorrente de Spacely. Proprietário da Cogswell Cogs que causa muitos problemas para Spacely e George. É outro antagonista da série. Ele e Spacely estão sempre pensando em jeitos de fazer a empresa do outro fracassar. Cogswell tenta roubar as ideias de Spacely mas as mesmas sempre dão erradas para ambos. O primeiro nome dele é "Spencer", revelado nos desenhos da década de 1980.
  • R.U.D.I.: é o computador do trabalho de George e um de seus melhores amigos, assim como o cão Astro. Seu nome é um acrônimo para Referential Universal Differential Indexer. Possui uma personalidade humana e é membro da Society for Preventing Cruelty to Humans. [No episódio "Family Fallout" (transmitido pela primeira vez em 22 de setembro de 1985), os Jetsons vencem um game show de TV após George acertar os significados das letras da sigla].
  • Henry Orbit: é o zelador do edifício dos Jetsons. Está sempre ajudando e possui bom humor. Seu robô Mac tem uma queda por Rosie.
  • Montague Jetson, avô gentil excêntrico de George, que irrita constantemente o policial que sempre encontra - Howard Morris
  • Senhora Stella Spacely, arrogante e esnobe esposa de Cosmo Spacely e mãe de Arthur Spacely — Jean Vander Pyl
Imagem relacionada
  • Arthur Spacely, filho do Senhor Spacely —Dick Beals
  • Uniblab, robô inimigo de George que é seu supervisor no trabalho. Apareceu em dois episódios da primeira temporada, "Uniblab", quando se tornou o supervisor de George, e "G.I. Jetson", como sargento do pelotão de George. "Custou ao governo milhões ... suficiente para dois clubes de oficiais", disse o General McMissile (apelidado de "Explosão Velha"). É um trocadilho para UNIVAC;- Don Messick. Referenciado em 1994 por Craig Mack, "Flava in Ya Ear".
  • DiDi, diário digital de Judy —Selma Diamond nos desenhos da década de 1980. Foi dublada originalmente por Brenda Vaccaro em The Jetsons Meet the Flintstones.
  • Senhorita Galaxy, secretária da Spaceley Sprockets—Jean Vander Pyl


Imagem relacionada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Thor

Thor (Marvel Comics) O  super-herói  Thor estreou na antologia de  ficção científica   fantasia  Journey into Mystery #83 (agosto ...