Capitão América
Capitão América é o nome de um super-herói de histórias em quadrinhos americanos publicado pela Marvel Comics. Criado por Joe Simon e Jack Kirby, o primeiro personagem apareceu em Captain America Comics # 1 (março de 1941) da Timely Comics, antecessora da Marvel Comics. Capitão América foi concebido como um super-herói patriótico que lutou contra as potências do Eixona Segunda Guerra Mundial e foi personagem mais popular da Timely Comics durante o período da guerra. A popularidade dos super-heróis diminuiu após a guerra e os quadrinhos Capitão América foram interrompidos em 1950, com uma volta de curta duração em 1953. Em 1964, o personagem foi reintroduzido como participante do Universo Marvel [3]
Os Capitães Américas vestem trajes inspirados na bandeira dos Estados Unidos e estão armados com um escudo quase indestrutível (feito de uma liga de adamantanium-vibranium, metais fictícios) que atiram em seus inimigos. O Capitão América mais famoso e popular e também o personagem original é o alter-ego de Steve Rogers, um jovem franzino que atinge o pico da perfeição humana após aplicar um soro experimental com o intuito de ajudar os Estados Unidos contra as potências do Eixo. Perto do fim da guerra, ficou preso no gelo e sobreviveu em animação suspensa até que foi revivido nos dias atuais.
Origem
Nascido em 4 de Julho de 1920, filho de um casal pobre de imigrantes irlandeses, Sarah e Joseph Rogers (mortos em sua adolescência), Steve Rogers era um rapaz com problemas de saúde que desejava, de qualquer forma, participar dos esforços estadunidenses para vencer a Segunda Guerra Mundial. Ao ter seu alistamento recusado por sua saúde debilitada, ele deixa claro estar disposto a fazer qualquer coisa para ajudar na guerra. Esse "qualquer coisa" é tão literal que ele se torna parte de um experimento para a criação de soldados superficiais a alguém: o "projeto supersoldado", que consistia em um soro especial e criado pelo Dr. Josef Reinstein, anos depois, um retcon diria que esse foi um codinome usado pelo cientista Abraham Erskine. O nome "Erskine" foi usado pela primeira vez em um romance The Great Gold Steal por Ted Branco publicado pela Bantam Books em 1968.
Contudo, na equipe do projeto havia Heinz Kruger, um agente duplo a serviço dos nazistas, que mata Erskine. Como não havia registro escrito da fórmula, essa se perdeu com a morte do cientista e Steve Rogers acaba se tornando o único daquilo que deveria ser um exército de supersoldados.
Em 1946, ao lado de Bucky, Tocha Humana, Centelha, Namor, o Príncipe Submarino, Ciclone e Miss América integrou o "Esquadrão Vitorioso" (All-Winners Squad no original). A revista Captain America Comics foi cancelada no número 75 (fevereiro de 1950).
Atlas Comics (segundo nome adotado pela Timely) tentou reviver seus títulos de super-heróis quando reintroduziu o Capitão América, junto com o Tocha Humana original e Namor em Young Men #24 (Dezembro de 1953). Anunciado como "Captain America, Commie Smasher!" Capitão América apareceu durante o próximo ano, em Young Men #24-28 e Men's Adventures #27-28, bem como nas edições #76-78 de Captain America. As tentativas de renascimento do super-herói foram um fracasso comercial, e o título do personagem foi cancelado com Captain America #78 (Setembro de 1954). Em 1964, a Marvel (terceiro e último nome adotado pela Timely) reviveu o Capitão América ao revelar que ele tinha caído de um avião experimental no Atlântico Norte nos últimos dias da guerra e que passara as últimas décadas congelado, num estado de morte aparente (animação suspensa). O herói ressurgiu com uma nova geração de leitores como o líder de um grupo de super-heróis conhecido como os Vingadores(The Avengers #4, publicado em 1964).
Suas primeiras histórias solo foram lançadas na revista Tales of Suspense, dividindo as páginas com aventuras do Homem de Ferro. Nelas, a dupla Lee/Kirby procuraram justificar um super-herói sem poderes, apresentando o Capitão como "o maior lutador do mundo", enfrentando vilões representantes de modalidades de lutas como o Sumô ou o francês Savate (Batroc). Mas seus inimigos frequentes eram os nazistas e os neo nazistas, como o Caveira Vermelha e a Hidra. Também havia aventuras em que ele se ligou a agência de espiões S.H.I.E.L.D, que enfrentava inimigos tecnológicos como Modok e a I.M.A. Nos anos 1970 enfrentou o Império Secreto, uma organização racista inspirada na Ku Klux Klan, num arco de história em que os X-Men e vários mutantes foram caçados e capturados pelos criminosos. Também nessa época iniciou sua parceria com o super-herói Falcão, a ponto da revista passar a se chamar Captain America and the Falcon.Mais tarde enfrentaria a Força Nacional, outra organização racista. Nesse confronto seria dado como morta sua namorada e agente secreta Sharon Carter (Agente 13).
Apesar da reformulação dos anos 60, foram feitas novas aventuras ambientadas na época da II Guerra através de retcons, quando seu parceiro era o garoto James Buchanan Barnes, vulgo Bucky. Ambos ao lado de Tocha Humana Namor e novos personagens como Union Jack e Spitfire, formando o grupo de super-heróis denominado "Os Invasores", inspirado no Esquadrão Vitorioso.
Poderes e habilidades
Para muitos não-leitores, e até personagens dos quadrinhos, o Capitão não tem poderes. Na verdade, graças ao soro que recebeu durante o experimento para a criação de "supersoldados" ele obteve um poder de cura, e um corpo mais elevado e desenvolvido do que qualquer lutador e atleta esportivo do planeta. Em comparação, se o limite físico de um homem comum no ápice de sua forma física fosse 10, o do Capitão América, seria de 30. Com o soro do supersoldado correndo em suas veias, o Capitão também possui outros atributos físicos, como resistência, agilidade e velocidade sobre-humanas pois seu esqueleto é muito mais denso do que de um humano normal.
Steve também é considerado um líder eficaz, liderou vários grupos de heróis durante sua carreira heróica, por ser um ex-militar, ele é um grande estrategista perito em táticas de guerrilha e algumas armas de fogo. Rogers também possui uma grande inteligência, o que ajuda muito em seus planos de combate.
Também é treinado em todas as formas de artes marciais, sendo um mestre em combate corpo-a-corpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário