domingo, 6 de maio de 2018

Spectreman

Spectreman
Imagem relacionada

O seriado contava a luta do androide Spectreman contra o genial cientista Dr. Gori e seu divertido auxiliar, Karas — ambos simioides (homens-macaco). Além da tradicional guerra do bem contra o mal, as aventuras de Spectreman faziam com que o telespectador refletisse sobre os problemas causados pela poluição. O tema esteve presente em praticamente todos os episódios — os monstros criados pelo Dr. Gori usavam o lixo como matéria-prima.
Imagem relacionada

"Planeta: Terra. Cidade: Tóquio. Como em todas as metrópoles deste planeta, Tóquio se acha hoje em desvantagem em sua luta contra o maior inimigo do homem: a poluição. E apesar dos esforços das autoridades de todo o mundo, pode chegar um dia em que a terra, o ar e as águas venham a se tornar letais para toda e qualquer forma de vida. Quem poderá intervir? Spectreman!"
Resultado de imagem para Spectreman
Era com a frase apocalíptica acima que o narrador iniciava cada episódio da série. No primeiro capítulo, um homem que caminhava pelas tumultuadas ruas da capital japonesa ouve um chamado. Imediatamente o sujeito olha para o céu e vê, entre as núvens, uma espécie de espaçonave. Por telepatia, recebe a ordem: “Spectreman, essa é a voz dos Dominantes. Prevemos uma catástrofe ecológica em plena Baía de Tóquio. Horário terrestre: 19h. Tua missão é investigar imediatamente. Lembre-se que não deves revelar tua identidade a nenhum nativo deste planeta. Estás preparado, Spectreman?”
“Às ordens!”. Essa era a resposta que permitia ao aparente ser humano chamado Kenji se transformar no androide Spectreman. Ele era, na verdade, um robô alienígena construído pelos Dominantes (chamados de Overlord na versão em inglês), habitantes de Nebula 71, asteroide que navega livremente pelo Universo. Nebula é membro da Federação Universal e tem a missão de proteger os planetas subdesenvolvidos contra a destruição prematura devido a causas internas ou externas.
Resultado de imagem para Spectreman
Inicialmente, Spectreman foi enviado à Terra para salvar a humanidade da destruição causada pela poluição. Para que o androide não fosse identificado pelos nativos do planeta, ele tinha a capacidade de se transformar em um ser humano. Além disso, se empregou na Divisão de Pesquisa e Controle de Poluição, um órgão local composto por uma equipe de técnicos. O objetivo era facilitar as investigações que eventualmente precisasse fazer a pedido dos Dominantes.
Imagem relacionada
Mas, já durante a primeira tarefa, Spectreman se deparou com um monstro gigante que surgiu nas águas da baía da cidade. O androide e a população local acreditavam que o ser não identificado era uma mutação genética, resultado do excesso de sujeira na água. Na verdade, o bicho era obra de dois alienígenas: os simioides Gori — cuja inteligência superava a de qualquer ser humano — e seu auxiliar, Karas. Ambos eram originários do planeta Épsilon no sistema Gáliste ( equivalente o nosso sistema solar, esse planeta era o quinto á partir de seu Sol ), localizado na Constelação de Sagitário, e pretendiam tomar a Terra pra si eliminando os seres humanos.
A partir daí, Spectreman recebe a ordem dos Dominantes para proteger o planeta das ações do Dr. Gori, que não hesitaria em utilizar todo o potencial de sua genialidade na criação de terríveis monstros.
No último episódio da série, Dr. Gori é derrotado por Spectreman. Na verdade, não há luta corporal entre eles. O herói tenta convencer o inimigo que sua notável inteligência deveria ser posta a serviço do bem, e não para a destruição e tirania. Gori recusa a oferta dizendo-se velho para suportar tal mudança de atitude, e que preferia morrer a viver em um planeta com os medíocres humanos. Após essas palavras, Gori se atira penhasco abaixo, cometendo suicídio e Spectreman retorna á Nebula 71 depois de cumprir á sua missão na Terra.
Imagem relacionada

Forma física

Spectreman era capaz de assumir duas aparências físicas distintas:
Resultado de imagem para Spectreman
  • Forma humana - idêntico a um terráqueo, era um disfarce para ter condições de transitar livremente entre a população e realizar investigações solicitadas pelos Dominantes. O seu nome era Kenji. Nesse estado físico, ele não tinha acesso à enorme força e às armas especiais que possuía quando estava em seu estado natural de robô. A forma humana era usada também para recarregar as energias perdidas em combate.
  • Forma robótica - era o estado físico natural do androide, usado para combate. O tronco era constituído de uma espécie de couraça escura, e os braços, as pernas e a cabeça de um material metálico dourado. Nessa forma, Spectreman tinha acesso a todas as suas funcionalidades alienígenas.
Resultado de imagem para spectreman monstros
Para se converter em um dos estados físicos, Spectreman solicitava a transformação aos Dominantes. Se aprovado, os alienígenas chefes enviavam um raio de Nebula 71 em direção á Spectreman, que recebia a energia com um ou os dois braços esticados para cima e esses raios saiam novamente de seu cinturão passando em volta do seu corpo, mudando de cor e mostrando seu corpo humano, seu corpo cibernético e por fim na sua armadura de combate. Podia se transformar também dando um salto mortal no ar (ele o fez entre os episódios 55 e 63) nos episódios 58 e 59 ele transforma-se do modo normal. Porém, quando não possuía mais energia devido a um exaustante combate, por exemplo, ele desmaiava e se transformava automaticamente do estado de combate (robô) para o humano. O retorno à forma de combate só seria autorizado pelos Dominantes após a recarga da energia, que era feita gradativamente. A energia era reposta por Spectreman possuir moléculas de prótons e raios gama, e sua recarga nuclear se dava no prazo de 24 horas.

O inimigo

Gori, ou Dr. Gori, é original do planeta Épsilon, situado na Constelação de Sagitário, distante aproximadamente 40 mil anos-luz do Sistema Solar. Lá, vive uma civilização de homens-macaco pacíficos e civilizados, de tecnologia muito avançada, visada para o bem comum. Gori, um genial cientista, detentor de um intelecto muito acima de qualquer ser humano, foi escolhido como o líder. Porém, ao assumir o poder, quis construir armas mortíferas para derrubar o governo central de Épsilon e conquistar planetas pelo Universo. Gori achava que a tecnologia de sua civilização fora desperdiçada em projetos pacíficos.
Imagem relacionada

Imagem relacionada
O plano foi logo descoberto e Gori considerado culpado. Como na sociedade dos simioides não havia pena de morte, a punição seria a alteração da mente do cientista, de forma que sua maldade fosse eliminada. Antes que isso acontecesse, um oficial do exército chamado Karas liberta Gori da prisão e ambos fogem em uma nave. Vagando pelo Espaço, a dupla chega à Terra graças a uma tempestade eletromagnética. Gori fica encantado ao ver o planeta. Analisando de perto, descobre que os seres humanos estavam destruindo seu próprio mundo com a poluição. Indignado, Gori decide conquistar a Terra, transformando-a em seu paraíso particular.
Resultado de imagem para Spectreman
Gori e Karas iniciam suas investidas à Terra utilizando apenas sua espaçonave como base. Mais adiante, os dois alienígenas constroem uma base em solo, escondido no interior de uma montanha, nos arredores de Tóquio. Tanto da nave quanto da base, Gori tem dispositivos que o permite construir seres vivos gigantescos para utilizar como ferramentas de destruição. Como matéria-prima, utiliza lixo produzido pelos seres humanos.
Curiosidade: O Dr Gori teve dois modelos de espaçonaves na série: o primeiro utilizado entre os episódios 1 e 37 era um disco voador na cor branca que girava em torno de si quando estava em voo e o segundo utilizado entre os episódios 38 e 63 que era uma espécie de foguete na cor preta com 5 ‘braços’ acoplados em suas laterais de cor amarelo.

Spectreman nos quadrinhos

Imagem relacionada
Em 1983, a extinta Bloch Editores lançou em quadrinhos a versão não-autorizada da série, intitulada Spectreman. A HQ apresentava mudanças em relação ao seriado filmado. As principais eram a cor do personagem (azul) e a grafia do nome humano do herói (Kenzo). A revista teve 30 edições em formatinho (13,5 x 19 cm). A revista deixou de ser publicada em 1986 com o fim da exibição da serie na TV, que só voltaria ao ar novamente em 1988,mas á Bloch Editores não voltaria atrás na sua decisão do cancelamento da revista em si.<. Na versão em quadrinhos a Bloch Editores contratou Carlos Araújo - escritor, músico e publicitário, hoje diretor de produção e conteúdo no Canal 36, tv a cabo em Volta Redonda (RJ) -, responsável pelos argumentos e roteiros e o estúdio do desenhista 
Imagem relacionada
brasileiro Eduardo Vetillo. O desenhista Edmundo Rodrigues, criador de "Jerônimo, o Herói do Sertão",personagem principal de uma radionovela popular, depois adaptada como telenovela, era o diretor da área infanto juvenil da Bloch Editores.
Spectreman ganhou também uma versão mangá com nove volumes tankobon, produzida por Daiji Kazumine (criador do National Kid) e o próprio Souji Ushio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Thor

Thor (Marvel Comics) O  super-herói  Thor estreou na antologia de  ficção científica   fantasia  Journey into Mystery #83 (agosto ...